Lady Bird ★★★

Don't you think maybe they're the same thing? Love and attention.

Um filme que tinha tudo pra ser pretensioso, mas na realidade é um relato bem sincero sobre o processo de busca pela sua identidade própria.

As constantes mentiras, as pequenas rebeliões e o desejo de sair da cidade para alcançar uma vida supostamente melhor. A falta de visão da protagonista sobre o que acontece ao seu redor, ou melhor, até existe mas ela é incapaz de manter o foco em algo que não a afete. Os coadjuvantes que dão vida ao filme, cada um na sua própria jornada própria pra se encontrar, se assumir, se resolver. A relação mãe-filha que é tão honesta e perfeitamente executada, que é difícil citar exemplos melhores do tópico dentro do mainstream, muito possivelmente por ter sido feito por uma mulher, que claramente vivenciou aquelas situações na pele. A busca por aprovação de desconhecidos que apenas resultam em frustrações quando a realidade bate de que não são aquelas pessoas que ela deveria estar investindo seu tempo e atenção.

E no fim da estrada, ao invés de uma libertação do ciclo ao conseguir alcançar seus objetivos e ingressar na sua vida adulta, a infeliz revelação de que existe outro ciclo, outros grupos para ser aceita, outros erros para se cometer. É ali que surge a saudade de casa e se cria uma percepção sobre a vida dos outros que costumavam a rodear, principalmente a mãe que dedicou sua vida toda a ela. Bonito e honesto na medida certa.

gui liked this review