• The Discovery of Brazil

    The Discovery of Brazil

    ★★★★

    Este texto faz parte de uma série de transcrições que estamos publicando no Videodrome como resgate histórico do pensamento teórico e artesanal de algumas grandes figuras do Cinema Brasileiro. A série também é parte do material base para o curso online Constelações do Cinema Brasileiro (1898-1992), cujo programa completo pode ser lido neste link.

    "FIGURAS E GESTOS"
    Terceira palestra

    Prometemos falar, desta vez, sobre os benefícios que o Instituto Nacional de Cinema Educativo tem feito ao Cinema Brasileiro em geral.

  • Ganga Bruta

    Ganga Bruta

    ★★★★

    Este texto é o primeiro de uma série de transcrições que estaremos publicando no Videodrome como resgate histórico do pensamento teórico e artesanal de algumas grandes figuras do Cinema Brasileiro. A série também é parte do material base para o curso online Constelações do Cinema Brasileiro (1898-1992), cujo programa completo pode ser lido neste link.

    CINEMA FALADO NO BRASIL

    (Humberto MAURO escreveu e leu para o mycrophone da Radio Educadora do Brasil)

    Passarei a dizer alguma coisa sobre o Cinema…

  • Brother

    Brother

    ★★★

    Uma pena que um filme tão icônico do terrível período do fim dos estados soviéticos seja completamente ignorado pela cinefilia ocidental. Talvez a própria ruína espiritual corporificada nas ruas de São Petesburgo (hoje remodelada para o turista do oeste) e em Sergei Bodrov (falecido) justifique sua popularidade lá e a impopularidade fora. Afinal, a morte do cinema como utopia revolucionária foi sentenciada décadas e décadas antes, e precedendo os anos 90, as raras notícias do leste vieram com muita babação…

  • Tabu

    Tabu

    ★★★

    No décimo nono episódio do Debate Soberano, meu favorito dos que gravamos até agora, me reuni com o Savella e o Birão para discutir este estranho objeto do cinema brasileiro nos anos 80, definidor da visão Bressaniana da sua história e de seus possíveis rumos. O episódio também é uma forma de apresentação de temas que serão abordados no curso que nós estamos oferecendo, chamado Contelações do Cinema Brasileiro, cujo programa completo está neste link.

  • E Agora, José?

    E Agora, José?

    ★★★★

    E agora, José?
    A festa acabou,
    a luz apagou,
    o povo sumiu,
    a noite esfriou,
    e agora, José?
    E agora, VOCÊ?

    No Debate Soberano número 18, conversamos sobre este filmaço do Ody Fraga.

  • The Mangler

    The Mangler

    ★★★★★

    A partir de duas conversas despretensiosas gravadas há mais de 1 ano, estamos lançando o novo episódio do Debate Soberano, que aborda uma pequena parte da enorme obra de Tobe Hooper.

    A demora pra postagem vinha do receio que o tema era grande demais pra esta breve conversa, pros poucos pontos que conseguimos tocar nestas 2 horas. Mas com a quantia de coisas ruins que têm saído a respeito do diretor texano, achamos que a tentativa ainda valia a pena…

  • Hairpin Circus

    Hairpin Circus

    ★★★★★

    Um filme sobre o tesão inexplicável de um escape estourando na noite solitária, a trilha perfeita duma viagem sem destino, engolindo a poluição urbana que, pelo contraste barroco, se acalma. Faz o tempo eterno, dia e noite, ontem e hoje, dinâmico e tranquilo, paradisíaco e infernal. São as mais diversas luzes atravessando o para-brisa que diluem a realidade, como a chuva que impede a visão plena do que está em frente. O espaço é recomposto e as cores borradas sobressaem na paisagem onde as faces estão sempre sombreadas, recônditas, perplexas, e só se encontram pelo reflexo de um retrovisor, numa ameaça silenciosa.

  • The Prisoner

    The Prisoner

    É dia da mentira mas o filme é da verdade. É o que resta.

    Finalizado.

  • Monster Hunter

    Monster Hunter

    Entre a pré de The Final Chapter e a pós de Monster Hunter, o casal que entregou os melhores filmes de aventura dos últimos anos deve ter visto muito, mas muito George Miller. Com isso aprenderam a perverter o andamento do plano, a resumir a ação e indefinir a imagem com truques digitais e movimentos hiperativos, a disfarçar a ausência de caracterização com falso hermetismo, a confundir aceleração com ritmo e espetáculo com barulheira generalizada. Eu só gostaria que dessem…

  • Alice Júnior

    Alice Júnior

    "É o filme da Kéfera? Caralho, esse trailer parece que tem uma hora e meia." - Pilula

    E fica pior. Como o último hit do audiovisual supostamente brasileiro (e os pobres antiparanaenses, perdidos numa terra bárbara, fazem questão de prestar tributo aos evoluídos recifenses), parece que o produto serve para anunciar suas redes sociais, e não o contrário. É deliberadamente e orgulhosamente "construído" por elas, e o resultado é tão amorfo quanto isso dá a entender. Escrito para engajar com…

  • Republic

    Republic

    Como vocês caem nessas lorotas?

    O Brasil eu não sei, mas o agente cultural do mundo quer enganar e se enganar sempre.

  • Intolerance: Love's Struggle Throughout the Ages

    Intolerance: Love's Struggle Throughout the Ages

    Diantes das "mensagens e "lições" expostas, mesmo diante de suas próprias no final dos filmes, Griffith é, do ponto de vista estético, extremamente agudo e malicioso com as auréolas, os bandos de anjos e os coros de aleluia. Aqueles que desejam, em vez de análise esteticamente cuidadosa, regras de higiene social comunicativa transformada em imagens otimistas, tais meios alienantes iriam cair bem.

    ---

    Griffith tenta captar o estereótipo e ao mesmo tempo dissolvê-lo, na medida em que quebra as ações…