Christofer has written 24 reviews for films rated .
-
The Caine Mutiny Court-Martial 2023
Disparado o melhor dos três filmes de tribunal que eu vi dirigidos pelo William Friedkin (ainda me falta o Rules of Engagement) e também o seu melhor trabalho em 20 anos (e só não digo 30 ou 40 porque The Hunted foi o que saiu de melhor no cinema do século XXI).
De Rampage até The Caine Mutiny Court-Martial não houve apenas uma concentração na essência do drama de tribunal, o que já ocorria em 12 Angry Men, mas também…
-
Deep Water 2022
"Passaram-se vinte anos desde o lançamento de um filme dirigido por Adrian Lyne. Duas décadas de cinema em decadência tão severa que não encontramos paralelo nem nos mais perversos relacionamentos retratados em seus filmes, e Águas Profundas nos surpreende com tudo o que as décadas perdidas esconderam dos nossos olhos. A continuação da obra do Lyne na era em que vivemos, tem em si algo de velho, por sua visão obscena, e paradoxal, porque moderna de uma maneira que nada…
-
Wild Orchid II: Two Shades of Blue 1991
Nos anos 90 vimos muita coisa ir pro buraco, mas ainda tínhamos gente como Adrian Lyne e Zalman King estocando grandes melodramas nas estantes indecentes das locadoras. Só isso constitui um fenômeno que merece muito mais atenção e interesse crítico que "filmes para quem sabe ver filmes". TWO SHADES OF BLUE faz no seu excepcional prólogo (uma narrativa de trauma envolvendo o glorioso Tom Skerritt) o que DRIVE MY CAR demora 40 minutos para apenas sugerir, e muito mal. É o tipo de ousadia que encontrávamos com alguma frequência, e que não encontra mais público.
-
The Discovery of Brazil 1936
Este texto faz parte de uma série de transcrições que estamos publicando no Videodrome como resgate histórico do pensamento teórico e artesanal de algumas grandes figuras do Cinema Brasileiro. A série também é parte do material base para o curso online Constelações do Cinema Brasileiro (1898-1992), cujo programa completo pode ser lido neste link.
"FIGURAS E GESTOS"
Terceira palestraPrometemos falar, desta vez, sobre os benefícios que o Instituto Nacional de Cinema Educativo tem feito ao Cinema Brasileiro em geral.…
-
Ganga Bruta 1933
Este texto é o primeiro de uma série de transcrições que estaremos publicando no Videodrome como resgate histórico do pensamento teórico e artesanal de algumas grandes figuras do Cinema Brasileiro. A série também é parte do material base para o curso online Constelações do Cinema Brasileiro (1898-1992), cujo programa completo pode ser lido neste link.
CINEMA FALADO NO BRASIL
(Humberto MAURO escreveu e leu para o mycrophone da Radio Educadora do Brasil)
Passarei a dizer alguma coisa sobre o Cinema…
-
E Agora, José? 1979
E agora, José?
A festa acabou,
a luz apagou,
o povo sumiu,
a noite esfriou,
e agora, José?
E agora, VOCÊ?No Debate Soberano número 18, conversamos sobre este filmaço do Ody Fraga.
-
-
Encounter 2016
Dos três herméticos títulos, o melhor. Das premissas de uma linha, a mais direta, reduzida a uma palavra. Produção de bando, de amigos abertos à experiência e aos desafios do real, pois pretende mergulhar em mistérios latentes, em espaços reais, quase num tempo real.
Flores, contraponto austero à clausura composicional de Maria José. Se dissipam as linhas predefinidas, os sistemas sufocantes e com eles todas as farsas que a indústria aidsvisual confunde com construção. O desprendimento que foi laboriosamente aprendido…
-
Flowers 2015
A coadjuvante Marina vira a estrela, força motora do cinema. Uma força natural, indomável, que a câmera persegue, observa, enquadra, procura um controle do qual desiste quando descobre na própria jornada seu sentido de ser. Finalmente, uma produção livre. Pois a descoberta é o próprio sentido do ofício.
Ouvi um pastor dizer um dia: “Tudo do que preciso eu já tenho à mão!” E Flores é um desses raros filmes que desbravam com as mãos, vê com elas, cria com…
-
A nós dois, Babilônia! 2014
Coisas de cabeceira. Edifícios, mapas e misteriosos registros guiam a flana arruaceira. Alguns vadios circulam a história, firmando o monumento. Rodagem livre e montagem arqueológica. São coisas antigas que iluminam e abrasam as modernas. Filme elementar, justo e econômico como poucos contemporâneos, que encontra grandes temas num escopo concentrado, resgatando a ordem do ordinário. Como os personagens, Savella busca e só encontra num longínquo passado o caminho para a realização do cinema que, ao redor, sufoca na ignorância.
-
Glass 2019
O que tá martelando na cabeça após o primeiro contato, não levem muito a sério:
O tempo sempre foi generoso com o Shyamalan, com tudo o que é realmente grande. Hoje, este me parece seu trabalho mais fraco desde que estava atado aos Weinstein. Também é uma pena ver o homem de cinema mais independente da sua geração deliberadamente sufocado pela contemporaneidade na intenção de atingir um público do qual se divorciou com seus filmes mais brilhantes. Este aqui, afinal,…
-
Brasília 18% 2006
Brasília observada do céu, a imagem de um fantasma dirige um médico legista ao assédio, um inconveniente na chegada ao terreno da cidade. Olavo Bilac, o doutor, vem para entregar um laudo afirmando a identidade de um cadáver, Eugênia Câmara, jovem desaparecida depois de se envolver num escândalo com senadores e assessores parlamentares. Porém, “meu trabalho não é político”. O doutor, que dará uma identidade aos restos mortais, também realizou a autópsia de sua esposa, o fantasma. Toca a sinfonia…