Christofer has written 34 reviews for films rated ★★★★★ .

  • O Canto da Saudade

    O Canto da Saudade

    ★★★★★

    Mais um texto publicado no Videodrome como material de apoio para o curso online Constelações do Cinema Brasileiro (1898-1992).

    "FIGURAS E GESTOS"
    Décima quarta palestra

    Senhores ouvintes, boa noite.

    No livro de Stephen Watts, The Film Technics, há um artigo sobre A Música na Tela, que merece ser comentado e divulgado.

    A música, que exerce grande influência na sensibilidade do público, sempre contribui para o sucesso dos filmes, quando naturalmente é feita de acordo com as passagens da história, seja…

  • The Mangler

    The Mangler

    ★★★★★

    A partir de duas conversas despretensiosas gravadas há mais de 1 ano, estamos lançando o novo episódio do Debate Soberano, que aborda uma pequena parte da enorme obra de Tobe Hooper.

    A demora pra postagem vinha do receio que o tema era grande demais pra esta breve conversa, pros poucos pontos que conseguimos tocar nestas 2 horas. Mas com a quantia de coisas ruins que têm saído a respeito do diretor texano, achamos que a tentativa ainda valia a pena…

  • Hairpin Circus

    Hairpin Circus

    ★★★★★

    Um filme sobre o tesão inexplicável de um escape estourando na noite solitária, a trilha perfeita duma viagem sem destino, engolindo a poluição urbana que, pelo contraste barroco, se acalma. Faz o tempo eterno, dia e noite, ontem e hoje, dinâmico e tranquilo, paradisíaco e infernal. São as mais diversas luzes atravessando o para-brisa que diluem a realidade, como a chuva que impede a visão plena do que está em frente. O espaço é recomposto e as cores borradas sobressaem na paisagem onde as faces estão sempre sombreadas, recônditas, perplexas, e só se encontram pelo reflexo de um retrovisor, numa ameaça silenciosa.

  • Spontaneous Combustion

    Spontaneous Combustion

    ★★★★★

    For there was need once more of a Divine Revelation to the torpid frivolous children of men, if they were not to sink altogether into the ape condition. And in that whirlwind of the Universe, - lights obliterated, and the torn wrecks of Earth and Hell hurled aloft into the Empyrean; black whirlwind, which made even apes serious, and drove most of them mad, - there was, to men, a voice audible; voice from the heart of things once more,…

  • The Mangler

    The Mangler

    ★★★★★

    Nos anos 1990, Hooper realizou dois filmes essenciais de seu inventário. No primeiro, Combustão Espontânea (Spontaneous Combustion, 1990), o protagonista, Sam (Brad Dourif), sente em seu próprio corpo as consequências de seu tempo; as irrupções incendiárias que gradualmente o degeneram física e moralmente surgem como resultado das experiências com radiação que construíram seu mundo – a ação do filme se desenrola sobre o pano de fundo de uma realidade alternativa em que o uso indiscriminado de energia nuclear se tornou…

  • Hardware

    Hardware

    ★★★★★

    Trago pro Letterboxd a divulgação do novo projeto do Asilão, o Debate Soberano, uma tentativa de resgatar as atividades do nosso cineclube neste triste momento que estamos vivendo.

    No quarto episódio, disponível no youtube, decidimos abordar a carreira do Richard Stanley, responsável não só por Hardware, uma marcante sessão nos primórdios do cineclube que uniu parte do nosso grupo, mas também por Color out of Space, seu retorno ao cinema comercial depois de décadas... Um filme que infelizmente passou batido pela cinefilia e que merece uma avaliação mais séria, especialmente no cenário desolador em que encontramos o cinema de terror.

  • The Expendables

    The Expendables

    ★★★★★

    MACACOS PARA O SLY

    Apesar de um início brilhante e mesmo com promessas revolucionárias na forma de filmes como Wolfram, a Saliva do Lobo, Os Mercenários e Filme Socialismo, a produção cinematográfica da última década em seu conjunto se encerra num estado lamentável no mundo todo. O cinema comercial suprimido em meio a trustes corporativos e campanhas publicitárias, os festivais foram dominados pelos modismos contemporâneos e pela corrupção de críticos e curadores; por fim, no cinema de gênero, a alienação…

  • Djinn

    Djinn

    ★★★★★

    I watched two revolutionary films from this decade: WOLFRAM and DJINN. Tobe Hooper was an old man and his last, most radical film was sabotaged, kidnapped, buried... And nobody cares.

    This was an unpretentious message to a friend. One who cares.

    DJINN is an infinite source of inspiration in these somber days and I will stay talking, writing, keeping notes about it for as long as I can.

    Like INVADERS FROM MARS, it's the nightmare of being awake, conforming to…

  • Brasilianas 4 Engenhos e Usinas

    Brasilianas 4 Engenhos e Usinas

    ★★★★★

    Guiado pela intuição, Mauro é dissonante e a raiz de sua montagem é a vivência. Ganga bruta (1933) não é um filme tranqüilo; é um clássico às avessas. Sendo expressionista nos cinco primeiros minutos (a noite do casamento e o assassinato da mulher pelo marido), é o documentário realista na segunda seqüência (a liberdade do assassino e seu passeio de bonde pelas ruas), evolui para o western (o bafafá no bar, com pancadaria geral no melhor estilo de um John…

  • Lawrence of Arabia

    Lawrence of Arabia

    ★★★★★

    This blockbuster was a milestone in the history of the genre: spectacular biography, action film, it was also a work of reflection and analysis on a fascinating and ambiguous subject: the fate of Lawrence who, even today, divides historians. Robert Bolt's subtle and adroit script evokes Lawrence's peculiarity: the fascination with the desert, the desire to discover for himself the extreme limits of his physical resistence and the semi-masochistic pleasure he drew from this quest. Also addressed are the most…

  • The Mask of Medusa

    The Mask of Medusa

    I saw a pigeon in flight, and as always I was struck by the idea that in modern art the poetry I would call of the instant has been forgotten. There are few modern pictures that express in a modern way (in the most absolute sense) the fall of a leaf, the flight of a bird, the intimacy of a little corner imbued with life, the harmony of a tiny cloud passing over the shape of things, etc, and all…

  • Nightmares Come at Night

    Nightmares Come at Night

    ★★★★★

    Twelve o'clock.
    Along the reaches of the street
    Held in a lunar synthesis,
    Whispering lunar incantations
    Dissolve the floors of memory
    And all its clear relations,
    Its divisions and precisions,
    Every street lamp that I pass
    Beats like a fatalistic drum,
    And through the spaces of the dark
    Midnight shakes the memory
    As a madman shakes a dead geranium.

    Half-past one,
    The street lamp sputtered,
    The street lamp muttered,
    The street lamp said, "Regard that woman
    Who hesitates towards you…