RSS feed for fabiovisnadi
  • Woman of the Lake

    Woman of the Lake

    ★★★★½

    Há neste Yoshida uma articulação de escalas bastante lúcida: já no instante inicial, quando a personagem de Mariko Okada ainda não havia se encontrado com o seu chantagista, o filme anuncia a presença deste, latente e fora do escopo de visão, através de planos médios e inteiros que deslocam o corpo da protagonista assimetricamente para um dos cantos de um enquadramento inabitado em seus outros dois terços, e por meio do contracampo reverberado nas janelas ou portas espelhadas, que antevê…

  • Heaven's Gate
  • Ad Astra

    Ad Astra

    ★★★★½

    Por isso considero sábio o conselho que o inconsciente dá [...] para que deixe seu herói morrer, pois ele de fato nada mais foi que a personificação de um sonho regressivo e infantil que não manifestava a intenção, nem possuía a força para, em troca do afastamento deste mundo, fisgar um outro no mar primitivo do inconsciente, o que teria sido um ato de heroísmo verdadeiro. Este sacrifício só acontece numa total devoção à vida, quando toda a libido retida…

  • Fantômas: Juve Against Fantômas

    Fantômas: Juve Against Fantômas

    ★★★★★

    It should surprise no one that the limit of the human eye's peripheral vision is closely related to the panel as it is used by the artist to capture or 'freeze' one segment in what is in reality an uninterrupted flow of action. To be sure, this segmentation is an arbitrary act - and it is in this encapsulation that the artist employs the skill of narration. The rendering of elements within the frame, the arrangement of the images therein…

  • Rice Girl

    Rice Girl

    ★★★★

    1. Há o realismo cuja matéria que se inscreve na tela do filme habitualmente convoca ao quadro os elementos que não se manifestam de modo conspícuo em seu interior. Por meio do registro sonoro direto (que captura ruídos, sejam eles urbanos ou rurais, signos fugidios da melopeia das aves ou da agitação das folhas, dos cochichos nas vias e freios de ônibus), da iluminação natural, dos acidentes técnicos (da lente, da película, da luz estourada), da presença constante dos pedestres…

  • The Lost City of Z

    The Lost City of Z

    ★★★★½

    So we looked at a lot of paintings. We looked at Henri Rousseau and Claude Lorrain. For the jungle, Rousseau was our guy—the jungle as a dream. The goal was really to communicate that it took its place in his mind because it was in such opposition to the rigidity of Edwardian England. It’s a very strange color scheme Rousseau employs. He uses a lot of blue in the black, and gold in the highlights. And that was our color scheme to communicate this kind of dream.

    James Gray

    Isto + isto = isto, isto, isto, isto e isto.

  • Heimat

    Heimat

    ★★★★★

    A musicalização da ficção. Não à maneira simbolista, subordinando o sentido ao som. (Pleuvent les bleus baisers des astres taciturnes. Mera glossolalia). Mas em grande escala, na construção. Meditar sobre Beethoven. As mudanças de modos, as transições abruptas. (A majestade alternando com a brincadeira, por exemplo, no primeiro movimento do Quarteto em Si Bemol Maior. A comédia sugerindo subitamente solenidades prodigiosas e trágicas no scherzo do Quarteto em Dó Sustenido Menor.) Ainda mais interessantes, as modulações, não somente dum tom…

  • Two Cabins

    Two Cabins

    ★★★★

    I had bought a 'turnkey' property in the mountains, and as soon as I got my hands on it I worked for months to make it mine. I got addicted to construction, to solving the problems inherent in taking something apart and putting it back together again. I added a guest room. When I was finished, I was confronted with the anxiety of needing something to work on. I began copying Bill Traylor paintings, at first because I couldn’t afford…

  • Good Morning

    Good Morning

    ★★★★½

    Chinese forms tend to be self-contained and relaxed, while Japanese forms are affected by the overall composition of a picture, and emotional tension charges both motifs and the space around and between them. The inward-directed motifs of Chinese paintings tend to stress solidity and depth (an effect often achieved by the complex interweaving of brushstrokes), whereas the motifs in Japanese painting, each conceived as part of a larger emotional whole, tend to reach laterally across the picture-plane in a ‘layered’…

  • Playing with Fire

    Playing with Fire

    ★★★★

    Os Cadernos de Leonardo da Vinci dão a seguinte descrição a propósito da oposição existente no erotismo entre a fealdade e a beleza: "O ato da cópula e os membros de que nos servimos são de uma tal fealdade que se não houvesse a beleza dos rostos, os adornos dos parceiros e o impulso desenfreado, a natureza perderia a espécie humana". Leonardo não vê que a atração de um belo rosto ou de uma bela roupa age na medida em…

  • From the Clouds to the Resistance
  • The Age of the Earth

    The Age of the Earth

    ★★★★★

    Em Tasso, a construção não é projeção simultânea sobre um plano, mas sucessão no tempo, ritmo, implicação, desenvolvimento, mutação da imagem: uma estrutura não mais fechada, mas aberta ou contínua, cuja imagem não é fixa e precisa, mas flutuante e móvel, ligada ao que a precede e ao que a segue, com uma modulação que atenua ou ressalta fulgurantemente os contornos. As imagens valem não mais por si mesmas, mas como condutoras de um fluxo emotivo, que do poeta é…