RSS feed for Gabriel

Favorite films

Recent activity

All

Recent reviews

More
  • Climax

    Climax

    Talvez a coisa mais insuportável do Gaspar Noé, diretor que parece que foi ficando progressivamente mais conservador e arrogante nos seus simbolismos com o passar dos anos, é concentrar toda a metragem de seus filmes em discorrer sobre uma tese banal e reducionista e ficar girando em torno dela apenas, satisfeito pela própria lógica, e aqui ele gasta 96 minutos pra dizer “ei galera, responsabilidade ao usar drogas hein!!!!11”, o que faz dele praticamente um leão do proerd piorado porque…

  • The Sixth Sense

    The Sixth Sense

    ★★★★½

    “Minha avó pediu para te dizer que ela te viu dançar.”

    A origem dos mistérios da fé. As estátuas que observam a cidade, monumentos erguidos para fantasmas que causaram as dores nos fantasmas ainda presos no plano material. É por cenas como a da aproximação de Cole e Malcolm que se vê o quanto o Shyamalan sabe filmar o que quer, e o como tem respeito e sobretudo carinho pelos personagens que constroi. Acreditar sempre mesmo que isso consuma sua força, até o abraço de quem ama chegar, até o sussurro no ouvido de uma despedida ecoar.

Popular reviews

More
  • Roma

    Roma

    O Pântano de Lucrecia Martel sob o filtro do realismo social consciente do fato que seus privilégios podem virar linguagem e poéticas oportunistas, a dinâmica de exploração da crueldade de um momento sociopolítico delicado de um país em troca de lágrimas cínicas. A cada opção dramática interessante (o arco do pai, as empregadas que conversam em Mixtec), uma encenação solene surge para desarmar qualquer peso de ambiguidade que exista na relação serventilista atrelada demais ao sentimental familiar. A violência quando…

  • Glass

    Glass

    ★★★★½

    “Você tem 9 anos para sempre? É extraordinário. Você olha o mundo com a curiosidade que todos poderiam ter.”

    A crença de que o heroísmo e o extraordinário não necessariamente andam juntos, que as contradições da magia a fortalecem, e repressões pela harmonia social distorcida podem ser combatidas com pequenas germinações de ideias de fé. Um passo novamente arriscado do Shyamalan ao lidar com seu filme cujas expectativas abraçariam o que existe de mais consagrado no gênero dos super-herois e…