Gabriel (Mauro) 🍿’s review published on Letterboxd:
NADA DE NOVO NO FRONTE (2022)
Im Westen Nichts Neues , ou Nada de Novo no Fronte é uma nova adaptação do filme americano de mesmo nome lançado em 1930.
O filme original teve um impacto profundo na época de seu lançamento. Ele foi elogiado pela crítica e pelo público, e ganhou dois Oscars, incluindo Melhor Filme. No entanto, também foi controverso, especialmente na Alemanha, onde foi proibido pelo regime nazista em 1933 por considerá-lo anti-patriótico. Tendo em vista a proporção do filme de 1930 era realmente necessário uma nova adaptação?
A resposta é sim. Nada de Novo no Fronte (2022) é a revisitação da tragédia sob o ponto de vista do exército alemão.
Sem romantizações, o filme aborda com uma técnica incrível a vida das trincheiras de soldados que sonham em defender sua pátria com honra. As cenas de ação, e da trincheira são uma das melhores cenas que eu já assisti em um filme de guerra.
Por volta de 1 hora de filme tem uma cena que mais me deixou angustiado em um filme de guerra, foi como adentrar no sofrimento dos soldados por alguns minutos e não conseguir sequer respirar.
Para mim, Nada de Novo no Fronte erra a mão ao tornar clichê seu “vilão” e intercalar as perfeitas cenas em guerra, com as ações diplomáticas para conseguir o armistício. Torna a experiência pouco original devido a saturação do tema em outras produções, e desvaloriza as cenas com quem realmente importava nas guerras, os soldados.
NOTA: 9
⏮️🍿 TRIANGLE OF SADNESS
🏆 OSCAR 2023
🎖️ 2022 - RANKED
Crítica completa no Instagram, siga aqui