The Birth of a Nation

The Birth of a Nation ½

To na brisa de ver e rever uns filmes mudos desses clássicos mais antigões ultimamente, daí já tinha visto boa parte desse filme na faculdade mas decidi pegar pra rever em casa por curiosidade... Alguns comentários sobre:

Com certeza esse é o filme mais racista e ideologicamente mais escroto que eu já vi na vida, o que torna a experiência difícil, mas sem dúvidas também é culturalmente, historicamente e esteticamente MUITO significativo para estudo.

Pensar que foi o primeiro filme a ser exibido na casa branca e o maior recorde de bilheteria da época até ser ultrapassado por E o Vento Levou (outro filme racista sobre guerra civil norte-americana e era da reconstrução) é no mínimo curioso.

Citando um comentário que eu vi do Roger Ebert: "O Nascimento de uma Nação não é um filme ruim porque defende o mal. É um grande filme que defende o mal. Entender como ele faz isso é aprender muito sobre cinema, e até mesmo algo sobre o mal."

Vou dar nota mínima porque todo o conteúdo do filme é completamente abominável mas esse filme vale a pena ser estudado, porque tecnicamente foi muito bem realizado pra época (mesmo que pro mal) e extremamente influente no desenvolvimento e consolidação do cinema como linguagem naquele primeiro período. Apesar disso é importante nunca esquecer de que não passa de propaganda racista.

Block or Report