Favorite films

Recent activity

All

Recent reviews

More
  • Citizen Kane

    Citizen Kane

    "Um filme esmagador

    Cidadão Kane (cujo título na Argentina é El ciudadano) tem ao menos dois argumentos. O primeiro, de uma imbecilidade quase banal, quer subornar o aplauso dos mais distraídos e é formulável assim: Um vão milionário acumula estátuas, hortas, palácios, piscinas, diamantes, veículos, bibliotecas, homens e mulheres; à semelhança de um colecionador anterior (cujas observações é tradicional atribuir ao Espirito Santo), ele descobre que essas miscelâneas e pletoras são vaidades de vaidades e que tudo é vaidade; no…

  • Close Encounters of the Third Kind

    Close Encounters of the Third Kind

    "7 de março, 1978
    Beverly Hills

    Caro François,

    Finalmente assistimos 'Contatos imediatos de terceiro grau'. É um filme muito bom, e é uma pena que não tenha sido feito na França. Esse tipo de ciência popular estaria muito bem na casa dos compatriotas de Jules Verne e Méliès. Ambos são legítimos herdeiros de Montgolfier. Você está excelente aí, porque você não é bem real. Há mais do que um bocado de excentricidade nessa aventura. O autor é um poeta. No…

Popular reviews

More
  • Bacurau

    Bacurau

    "[...] E si os chamei de inconcientemente deshonestos é porque a arte, como a ciência, como o proletariado não trata apenas de adquirir o bom instrumento de trabalho, mas impõe sua constante reverificação. O operário não compra a foice apenas, tem de afia-la dia por dia. O médico não fica no diploma, o renova dia por dia no estudo. Será que a arte nos exime dêste diarismo profissional? Não basta criar o despudor da 'naturalidade', da 'sinceridade' e ressonar à…

  • Invisible Life

    Invisible Life

    Em 1997, ou 1998, Jacques Rivette disse em entrevista não gostar do Vincente Minelli. Ele sugeriu (falando especificamente de "Some came running") que seus filmes não eram "dirigidos". Que os atores trabalhavam num nada, que os planos não se prestavam a nada que não registrar o decòr. Uma revisão rápida de alguns dos filmes nos mostram que Rivette foi injusto.

    Mas me lembrei disso vendo esse melodrama, que não é melodrama, tropical, que não é tropical. Não é melodrama pois…