RSS feed for Arthur

Favorite films

Recent activity

All

Recent reviews

More
  • Black Mirror: Striking Vipers

    Black Mirror: Striking Vipers

    ★★★½

    Eu sempre achei que Top Gun - o filme com o Tom Cruise - é na verdade um drama homoerótico em que o avião é nada menos do que uma projeção fálica em uma corrida sugestiva pra ver quem tem o mais rápido. Todos os homens, no longa de Tony Scott, são plenos apenas entre homens.

    Nesse episódio do Black Mirror acontece algo parecido. A narrativa subverte a dinâmica da violência e da competição da luta em uma construção explicitamente…

  • A Face in the Crowd

    A Face in the Crowd

    ★★★★★

    Elia Kazan harmoniza muito bem um drama de contornos pessoais com um diagnóstico universal sobre as possibilidades da mídia. A figura pop de Lonesome Rhodes é articulada tanto através de um fascínio legítimo (o seu improviso inspirador) como de uma progressiva ausência de humanismo. Um caminho que, aos poucos, torna o homem um instrumento político para outros meios.

    O diretor escancara essa decadência moral. Rejeita uma crítica simplista à superficialidade dos meios de comunicação e examina a complexidade envolvida nas…

Popular reviews

More
  • Roma

    Roma

    ★½

    A ideia do filme ter esse ponto de vista descentralizado é boa. A câmera funciona como um elemento onipresente que segue a ação de uma certa distância. O que ajudaria na assimilação do espaço como um todo, na caracterização da casa e da cidade, do ambiente como esse lugar aberto e cheio de possibilidades. Lembra o Hou Hsiao-Hsien na forma como ele tenta usar os movimentos de pan para nunca definir um ponto central do plano e sim passear pelos…

  • The Edge of Democracy

    The Edge of Democracy

    ★★

    O filme estabelece bem as duas dimensões que trata: a pessoal e a política, a individual e a coletiva. É bem claro e didático nesse ponto (o que eu acho bom). Constrói um discurso que é dinâmico nessas relações pessoais que descortinam um panorama maior. O problema é que ele não vai muito longe nisso. Fica em um jogo muito eficiente, especialmente em como relaciona o passado da Petra com os acontecimentos do país, porém superficial. Um jogo de imagens…