RSS feed for Lucca

Favorite films

Recent activity

All

Recent reviews

More
  • Le Révélateur

    Le Révélateur

    ★★★★½

    Cinema é sonho – a arte do futuro é a arte do sonho. O melhor cinema será feito por aquele que mais sonhar.

    Julio Bressane

  • Benilde or The Virgin Mother

    Benilde or The Virgin Mother

    ★★★★

    Não é um teatro filmado, tampouco um filme sobre teatro; pode até ser um filme que transpõe a lógica teatral para uma linguagem legitimamente cinematográfica, mas isso nem sequer é o mais importante. É um filme que conceitua a limitação dos seus espaços numa mise-en-scène da alienação, mostrando nas vísceras daquele microcosmos familiar a assombração do pensamento fundamentalista.

    O primeiro plano flutua nos bastidores, já inicialmente situando uma delimitação espacial de onde aqueles personagens vivem, distantes de qualquer realidade. Gritos…

Popular reviews

More
  • Spring Breakers

    Spring Breakers

    ★★★★

    As comparações com Malick são cabíveis, mas prefiro pensar aqui em um anti-Malick, que suja o espírito das próprias imagens e compreende a utopia nessa via de transcendência como delírio de sua forma. Cada plano imperfeito e livre para o erro é mais uma prova de que Korine compreende o profano muito melhor do que Árvore da Vida compreende a graça.

  • As I Was Moving Ahead Occasionally I Saw Brief Glimpses of Beauty

    As I Was Moving Ahead Occasionally I Saw Brief Glimpses of Beauty

    ★★★★½

    O filme definitivo e definidor da filmografia do Mekas, apesar de Lost, Lost, Lost estar ligeiramente acima e ser meu favorito. (Aliás, os dois são bastante complementares entre si, sendo aquele a tentativa dolorida do diretor em se encaixar, encontrar respostas no exílio, lidar com a nostalgia; e esse o momento de descanso e comtemplação que recompensa pela dureza da caminhada). Eu acho que o diferencial de As I Was Moving Ahead... é a franqueza que ele tem ao tratar…