Arrival

Arrival ★★★★

Mais um filme sobre a minha fixação por Ficção Científica de alienígenas.

Esse foi um belo exemplar de filme. Trata-se de seres que chegam na Terra, se posicionam e esperam que os seres humanos consigam comunicação. Creio que a grande sacada da comunicação é o que mais me prendeu: na grande maioria dos filmes os aliens parecem saber inglês ou os seres humanos acreditam que a comunicação sequer é necessária, basta descer o porrete nos coitados.
Esse filme então nos mostra a Dr. Louise, que recrutada pelos militares, pretende estabelecer comunicação com os seres. Dentro dessa ideia, ela acredita que a comunicação é o passo mais importante para estabelecer os interesses de dois interlocutores, sem esse laço, há falta de interpretação e a guerra.
E de fato é isso que passa a acontecer. Enquanto os outros 11 países que também receberam a presença das naves tentam interpretar os sinais com as linguagens da Terra, Louise começa a ensinar e aprender uma comunicação nova com os visitantes para então entender que não estão ali por questões de guerra, mas para trazer ao seres humanos algo que eles usarão no futuro, como uma ajuda amiga, algo que a raça deles já conseguiu prever.

Enfim, é um filme ótimo, bem conduzido e que prende do início ao fim.