Um site para celebrar as mulheres nas telas: www.mulhernocinema.com
A website to celebrate women in film (written in Portuguese)
Don’t forget to select your favorite films!
"Tudo o que você tem é o tempo", disse, certa vez, a cineasta Chantal Akerman (1950-2015). "Nos meus filmes, você está ciente de cada segundo que passa, através do seu corpo. Você está diante de si mesmo. Você está cara a cara com o outro. É a partir deste face a face fundamental que seu senso de responsabilidade se inicia."
Este comentário e a obra de Akerman – especialmente a obra-prima, "Jeanne Dielman, 23 Quai du Commerce, 1080 Bruxelles" –…
Leia entrevista com a diretora Mounia Meddour: mulhernocinema.com/destaques/mounia-meddour-fala-sobre-papicha-discutir-o-passado-e-fundamental/
Em que pesem as semelhanças de "On the Rocks" com "Encontros e Desencontros" e "Um Lugar Qualquer", o novo filme também toma um caminho fundamentalmente diferente ao deixar que o diálogo prevaleça sobre o clima. A cena inicial é mais exceção do que regra em "On the Rocks". Quando chega a hora de Laura dizer o que pensa sobre o pai, ela o faz em alto e bom som, num quase monólogo. No momento do pedido de desculpas, nenhum helicóptero…
O cenário de "Cameron Post" remete ao excelente documentário "Jesus Camp" (2006), dirigido por Rachel Grady e Heidi Ewing, sobre um acampamento americano que doutrinava crianças sobre diversos assuntos, de aborto a aquecimento global. Cada um à sua maneira, os dois filmes mostram como líderes religiosos veem os jovens de forma estratégica – soldados que podem ser treinados para defender os princípios e interesses do grupo a longo prazo.
No caso de "Cameron Post", a opção é por um tom…