Conta para compartilhar textos e entrevistas de Glauber Rocha.
Favorite films
Don’t forget to select your favorite films!
Recent activity
AllRecent reviews
More-
The Third Man 1949
O Gênero Policial
por Glauber RochaTomando impulso nesses últimos cem anos, a literatura policial logo se propagou, ganhando a preferência do público capitalista, principalmente o masculino, que logo passou a exigi-la e a prestigiá-la. Os personagens da ficção policial tornaram-se no espírito do povo pessoas que lutavam, amavam e sofriam como seres reais. Com o advento do cinema, mais intensivamente do cinema sonoro, os produtores anglo-americanos, sabedores da preferência do povo por esta faceta de literatura, não hesitaram. Num…
-
Easy Rider 1969
[Dois textos relacionados ao filme Easy Rider escritos em meados dos anos 70, nenhum com data específica. Retirados de O Século do Cinema]
Easy Rider
Revi Sem destino [Easy Rider], de Dennis Hopper, em Paris, 1973, e o filme, de 1969, continua vivo.
Dennis Hopper e Peter Fonda filmaram uma viagem trágica como The Wild Palms, nos tempos de Faulkner, e O demônio das onze horas (Pierrot le Fou, 1965), quando Godard negava os paraísos aparentes.
A viagem, tramada por…
Popular reviews
More-
Salò, or the 120 Days of Sodom 1975
O Cristo-Édipo
por Glauber RochaPasolini foi aquilo a que chamo o produto do milagre do Plano Marshall em Itália. Após a geração da fome - os neo-realistas: Rossellini, De Sica, Visconti, Antonioni, Fellini - o cinema italiano tornou-se uma indústria, o neo-realismo perdeu completamente o sentido revolucionário e criador de novas formas. O momento de Pasolini representa a passagem da fome à gulodice e penso que o escândalo Pasolini era uma "mais-valia", um luxo para essa Itália que queria…
-
Othon 1970
Não há nada mais Internacional que um bando de cafetões”
[Conversa entre Glauber Rocha, Miklos Jancso, Jean-Marie Straub e Pierre Clementi, realizada em Roma em reunião promovida por Simon Hartog]Simon Hartog: Bem, como forma de começar, Rossellini disse uma vez que o cinema está morto. O que acha, Glauber Rocha? (risos)
Glauber Rocha: Discordo. Para mim ... Não sei o que Straub pensa. (risos)
Miklos Jancsó: Tem razão, é uma questão pessoal. Talvez o cinema esteja morto para Rossellini…