-
Blood Simple 1984
Quando se resume a alguém a história de Sangue por Sangue, o primeiro filme dos Irmãos Coen, a sensação é que já vimos aquela narrativa muitas, muitas vezes. OK. Há uma mulher fatal. Há o amante dela. Há o marido dela. Há um detective privado. E há sangue. Não é preciso ser um génio para decifrar, mais ou menos, tudo aquilo que vai acontecer.
Então como é que este filme consegue ser tão original?
Feito em 1984, Blood Simple estreava…
-
Purple Rain 1984
Há um episódio de Ficheiros Secretos em que Mulder e Scully estão a debater um fenómeno estranho que envolve a chuva de substâncias estranhas que podem assumir várias cores. Basicamente, quando Scully questiona Mulder sobre uma eventual chuva púrpura, Mulder responde, espirituoso: “Grande álbum, filme profundamente falhado”.
Quer dizer: sim, e não, caro agente Fox Mulder. Pode um filme com falhas, ainda assim ser um filme da vida de alguém? Eu acredito que sim. Acredito que a maneira como um filme…
-
The Evil Dead 1981
Uma parte considerável dos filmes da minha vida, conheci-os através da televisão. E durante algum tempo, foi assim com os filmes de terror - género do qual sou grande fã. Embora, nos meus verdes anos, o terror me assustasse como o raio. Eu tremia de medo do videoclip de Thriller, de Michael Jackson, com as transformações em lobisomens e em zombies. Mas, vistas bem as coisas, uma pessoa assustar-se com filmes de terror... - é um bocado essa a ideia,…
-
Blade Runner 1982
Não vi Blade Runner em 1982, quando estreou no Cinema. Lembro-me do spot na televisão, com a voz inconfundível do João David Nunes, e de ver o icónico cartaz do filme, com um gigantesco Harrison Ford de pistola em punho no meio de arranha-céus iluminados e carros voadores, a forrar as fachadas de alguns dos grandes cinemas de Lisboa.
Mas a verdade é que em 82, eu era mais Star Wars. Claro que um filme interpretado pelo tipo que fazia de…
-
Batman 1989
Foi qualquer coisa, o Verão de 89. Para os americanos, porque foi nesse Verão que estreou Batman. Para europeus como nós, porque foi nesse Verão que se falou sobre Batman.
O filme só chegaria cá no Outono, mas a Batmania durou meses. No meu caso, começou com uma notícia, lida num jornal, sobre o facto de Prince fazer a banda sonora. Fã devoto de Prince há pouco tempo, cortesia de um colega de escola que me emprestou obras-primas como Purple…
-
The Third Man 1949
Cada vez é mais difícil convencer pessoas - sobretudo pessoas de gerações mais novas - a ver filmes antigos. Mais difícil ainda quando são filmes antigos a preto-e-branco. É como se a antiguidade e a falta de cores provocasse uma muralha intransponível. E isso é uma pena, porque à conta desse preconceito muita gente passa ao lado de descobrir filmes que, feitos há 70 anos, conseguem ser mais divertidos e empolgantes do que muitos filmes feitos hoje, cheios de cores…
-
Scott Pilgrim vs. the World 2010
Ao terceiro episódio desta rubrica, damos um salto no tempo. Os filmes que formam uma vida não precisam de estar todos num passado distante. Numa altura em que é cliché dizer que já tudo foi inventado, não há melhor sensação do que uma pessoa ser surpreendida por um filme que ousa ser novo. E com 10 anos de existência, a verdade é que continua novo. O filme da minha vida de hoje é de 2010. Chama-se Scott Pilgrim Contra o…
-
Dr. Strangelove or: How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb 1964
Durante muitos anos da minha infância, Peter Sellers foi, para mim, o Inspector Clouseau. E o inspector Clouseau, para mim, era quase uma religião. Os filmes da Pantera Cor-de-Rosa eram caos cómico criado como se fosse ourivesaria por um dos grandes mestres da comédia, Blake Edwards.
Cresci por isso a ver e a rever os filmes da saga Pink Panther (o meu favorito, já agora, é Um Tiro no Escuro). E quando, num fim de semana de Verão da minha… -
After Hours 1985
É muito fácil e preguiçoso cascar nos críticos de cinema - mas a verdade é que foi uma crítica numa revista que despertou o meu amor pelos filmes. Corria o ano de 1986. No Cartaz do Expresso, o suplemento de cultura desse semanário, um texto assinalava o lançamento de Nova Iorque Fora-de-Horas, de Martin Scorsese, em vídeo. Em VHS. Edição Warner Home Video / Kodak.
O texto, de Jorge Leitão Ramos, era uma pequena lição sobre como ver um filme.…