Favorite films

Don’t forget to select your favorite films!

Recent activity

All

Recent reviews

More
  • The Revenant

    The Revenant

    A ilusão do hiper-realismo

    por Alejandra Rosenberg

    Como se estivesse em uma sala de taxidermia e etnografia de um museu de história natural, o espectador de O Regresso adentra, pela tela, os arredores do rio Mississippi no século XIX. Nesse cenário sangrento e bucólico, a história de sobrevivência de Hugh Glass (Leonardo DiCaprio) é contada. Não se trata, apenas, de uma história baseada numa história real; especificamente, sua intenção é ser “tão real quanto possível”. Alejandro G. Iñárritu nos transporta…

  • Fifty Shades of Grey

    Fifty Shades of Grey

    Falsas perversidades

    por Andrea Ormond

    Se a maioria das pessoas ditas “esclarecidas”, ao lerem o livro e verem o filme, julgam Cinquenta Tons de Cinza um folhetim hardcore, prefiro acreditar que o combo encerra um poderoso espírito dos nossos tempos. Longe da referência a Sabrina – melhor seria dizermos Carlos Zéfiro e Brigitte Bijou –, o que sobrevive na história é toda uma cafajestagem, uma ode ao empobrecimento das relações homem-mulher, por conta da paranoia politicamente correta.

    Cinquenta Tons de…

Popular reviews

More
  • American Sniper

    American Sniper

    Um olhar

    por Filipe Furtado

    Quando se pensa na obra de Clint Eastwood, retorna-se com frequência ao seu momento de consagração maior no começo dos anos 1990 com Os Imperdoáveis (1992) e Um Mundo Perfeito (1993). Se algo os aproxima é ambos serem filmes de viagem estruturados sobre a relação de um homem mais velho (que há muito internalizou um mundo de violência) e outro jovem; são viagens pedagógicas sobre a aspereza do mundo, o homem mais experiente deixando uma…

  • American Sniper

    American Sniper

    Meio-dia no jardim do bem e do mal

    por Marcelo Miranda

    “O autor é o maior responsável pela verdade: sua estética é uma ética, sua mise-en-scène é uma política.”

    Glauber Rocha

    Existe uma linha imaginária possível de ser traçada através de alguns filmes recentes de Clint Eastwood até Sniper Americano. Essa linha começaria, a princípio, no desfecho de Sobre Meninos e Lobos (2003): após Dave Boyle ser assassinado pelo amigo de infância, num ato assumido como misto de justiça e…