Favorite films

Don’t forget to select your favorite films!

Recent activity

All

Recent reviews

More
  • House of Bamboo

    House of Bamboo

    Cineastas do corpo

    – O cinema tem alma? – indaga o crítico francês Henri Agel no livro assim intitulado.

    – Não, o cinema não tem alma; pelo menos o cinema de Howard Hawks, de Samuel Fuller, de Losey antes de Eva, talvez de Godard e de outros de certa tradição norte-americana, sobretudo Raoul Walsh.¹ Chamá-los-ei “cineastas do corpo”, em oposição às pretensões dos já citados como “cineastas da alma”.

    É uma tendência desconexa e absolutamente incompreendida. Há casos individuais de…

  • Last Year at Marienbad

    Last Year at Marienbad

    Cineastas da alma

    Nunca se deixou de dizer que o cinema está em crise, mesmo antes que tivesse importância industrial, isto é, desde o começo do século. Mas as insistências confundem e saturam.

    Pessoalmente, considero que o cinema contemporâneo não vive uma crise, mas um impasse. Os realizadores de maneira global alternam-se e debatem-se entre duas tendências, geralmente confundidas e que podem criar confusão (expressas em afirmações tipo: “Antonioni e Resnais estão num beco sem saída”; “os bons cineastas estão…

Popular reviews

More
  • Citizen Kane

    Citizen Kane

    Becos sem saída

    Procurarei neste artigo considerar o herói do filme moderno. Como se pode claramente constatar, há em relação ao personagem do filme tradicional um avanço, uma ruptura, que não devem passar despercebidos pelos que se interessam por cinema.

    *

    Já se sabe que o herói do filme moderno recebe um tratamento diverso do tradicional. O filme não se dispõe a “explicar” ou definir o interior do personagem, seja através da psicologia, psicanálise, intimismo etc. Não há aquela “análise…

  • L'Avventura

    L'Avventura

    Noções de cinema moderno

    É fácil observar uma ruptura básica no cinema de alguns anos para cá, apesar de o fato ter-se dado sem que muitos diretores e críticos o percebessem. O notável surgimento de filmes com novas formas narrativas e estilísticas, o número destas produções, seu caráter polêmico e alguns talentos revolucionários vieram trazer um novo mito à cultura contemporânea: o cinema moderno.

    A diferença essencial entre cinema clássico e moderno baseia-se nos seus respectivos objetos.

    O cinema tradicional…