Paulo Campos

Paulo Campos

Pro

Estudante de ciência política, tentando entender mais de cinema.

Favorite films

Recent activity

All

Pinned reviews

More
  • F for Fake

    F for Fake

    ★★★★★

    “What we professional liars hope to serve is truth. I’m afraid the pompous word for that is art. Picasso himself said it. Art, he said, is a lie, a lie that makes us realize the truth.”

    “Reality? It’s the toothbrush waiting at home for you in its glass, a bus ticket, a paycheck, and the grave.”

    É curioso que este filme tenha sido financiado por uma produtora iraniana, já que ele é filmado em um estilo documentário-ensaio que inverte constantemente…

  • Entranced Earth

    Entranced Earth

    ★★★★★

    “Escute: a luta de classes existe! Qual é sua classe?”

    Um primeiro comentário: como é difícil fugir da discussão da ideias quando se trata de Terra em Transe. O filme tem um aspecto cerebral e político muito relevante, e isso acaba recebendo mais destaque do que os aspectos cinematográficos. É quase como se o filme fosse um livro de pensamento político. Só que na verdade ele não só expressa as ideias que discutimos, mas as expressa no estilo incorparável do…

Recent reviews

More
  • A Brighter Summer Day

    A Brighter Summer Day

    ★★★★★

    This review may contain spoilers. I can handle the truth.

    "戰爭與和平" (Zhànzhēng yǔ hépíng), ou "Guerra e Paz".

    É surpreendente a quantidade de guerra e paz que Yang equilibra em seu filme. Assistimos o primeiro beijo de um adolescente, assistimos sua felicidade ao assistir um show de rock, vemos este mesmo adolescente salvar a vida de um bêbado. Assistimos também um massacre de gangues, uma tijolada no rosto de uma criança, uma adolescente sendo esfaqueada, um homem sendo torturado.

    Talvez equilíbrio não seja a palavra certa. Talvez seja o caso…

  • Beau Travail

    Beau Travail

    ★★★★★

    This review may contain spoilers. I can handle the truth.

    Não um conto colonial, mas uma história de obsessão. Nosso ponto de vista é o do povo do Djibouti, olhamos aqueles soldados como uma excrescência, uma bizarrice, algo engraçado e ao mesmo tempo bonito, é assim que Claire Dennis os filma. Queremos rir dos seus cacoetes organizativos, mas não conseguimos fugir de seus movimentos intensos e fluidos.

    O cenário colonial também é o único lugar em que aquele mundo pode existir, um mundo em que os legionários se isolam, em…

Popular reviews

More
  • Estômago: A Gastronomic Story

    Estômago: A Gastronomic Story

    ★★★

    "Benefício é mandar o seu Zulmiro tomar no cu!"

  • Once Upon a Time in the West

    Once Upon a Time in the West

    ★★★★★

    "Here they're! Got here with them damn rails. They caught up with us again, eh, girl? Let's go!"

    O filme que melhor consegue conciliar uma dimensão épica, com personagens gigantes - símbolos de seus tempos -, com os detalhes do cotidiano da região. Sabe alternar entre o silêncio grandiloquente e a música épica. Por fim, compila toda uma mitologia acumulada do gênero western, e faz do fim de sua era um tema. Junta tudo isso para compor uma cena perfeita…