Wesley Pereira de Castro

Wesley Pereira de Castro

"O cinema é uma doença. E o único modo de curar esta doença é vendo mais filmes" (paráfrase capriana) <3

Favorite films

Recent activity

All

Recent reviews

More
  • Collective

    Collective

    ★★★★

    Primeiro, uma advertência pessoal: durante e após a sessão, incomodei-me com o ritmo do filme, que parecia cansativo, quiçá pelo sobejo de informações e pelo aspecto jornalístico das produções documentais da HBO. Entretanto, a despeito disso, o modo como a trama avançava merece aplausos demorados: o incêndio da boate homônima é apenas um ponto de partida. O que interessa ao diretor, além das exortação ao trabalho dos repórteres, são as conseqüências na política nacional, visto que os protestos desencadearam uma…

  • Goya's Ghosts

    Goya's Ghosts

    ★★★★

    Estava com esse filme em casa desde que ele foi lançado e não tinha encontrado ainda a motivação devida para assistí-lo. Num obituário sobre Jean-Claude Carrière, descobri que ele era co-roteirista e interessei-me por completo: o meu temor de que fosse uma obra com reconstituição de época travada dissipou-se. A fristração quanto aos diálogos em inglês permanece, mas logo acostumamo-nos. Por mais que Stellan Skarsgard esteja muito bem como o personagem-título, sua participação é secundarizada no enredo, convertendo-se num coadjuvante…

Popular reviews

More
  • Waiting for the Carnival

    Waiting for the Carnival

    ★★★★½

    Dois aspectos incomodaram-me no filme: a celeridade com que o diretor concede a Léo o 'status' de protagonista (incorrendo e alteração da montagem na ordem de eventos, para que ele possa insurgir-se como voz dominante em relação à cidade) e a falta de esclarecimento quanto à origem da matéria-prima do 'jeans' (o que não era interesse do diretor, admitamos). Afora isso, o documentário é brilhante e mui necessário em sua abordagem tonitruante dos efeitos devastadores do trabalho no cotidiano de…

  • Emicida: AmarElo - It's All for Yesterday

    Emicida: AmarElo - It's All for Yesterday

    ★★½

    Adentrei a sessão mui temeroso, visto que desgosto musicalmente do Emicida e, ao mesmo tempo, tinha certeza de que seria uma estultice política posicionar-me negativamente acerca deste documentário, por mais evidentes que fossem as suas eventuais limitações. Para piorar, as tais limitações manifestaram-se desde o início: se, em termos históricos e enciclopédicos, o filme é muitíssimo bem fundamentado, em termos fílmicos propriamente ditos, ele submete-se aos cacoetes formais da Netflix e ao tom autocongratulatório da "esquerda cirandeira". Durante a projeção,…