RSS feed for Rafael

Favorite films

Recent activity

All

Recent reviews

More
  • The Nothing Factory

    The Nothing Factory

    ★★★★

    “Se você quer fazer uma divisão no mundo, de grupos opostos, não é entre esquerda e direita. Mas, de um lado, os que estão de acordo com este mundo, os que aceitam isso tudo, e, do outro, os que estão dispostos a abdicar de conforto, de telefones celulares, das viagens à lua, dos tupperwares. E a notícia triste que eu tenho para você é que ninguém está disposto a abdicar disso. Ninguém está deste lado.” José Smith Vargas

  • 12 Angry Men

    12 Angry Men

    ★★★★

    "Nunca me ocorreu que rodar um filme inteiro em uma única sala fosse um problema. Na verdade, eu achava que poderia tirar vantagem disto. Um dos mais importantes elementos dramáticos para mim era a sensação de aprisionamento que aqueles homens deviam sentir naquela sala. Imediatamente me ocorreu um “enredo de lentes”. À medida que o filme se desenrolava, eu queria que a sala fosse parecendo cada vez menor. Isto queria dizer que eu iria aos poucos passar a usar lentes…

Popular reviews

More
  • The Red Light Bandit

    The Red Light Bandit

    ★★★★★

    Meu filme é um far-west sobre o Terceiro Mundo. Isto é, fusão e mixagem de vários gêneros pois para mim não existe separação de gênero. Então fiz um filme-soma; um far-west mas também musical, documentário, policial, comédia ou chanchada (não sei exatamente) e ficção-científica. (...) Fiz um filme voluntariamente panfletário, poético, sensacionalista, selvagem, mal comportado, cinematográfico, sanguinário, pretensioso e revolucionário. Os personagens desse filme mágico e cafajeste são sublimes e boçais. Acima de tudo, a estupidez e a boçalidade são…

  • Stalker

    Stalker

    ★★★★

    "Pareceu-me muito importante que o filme respeitasse a regra das três unidades: de tempo, espaço e ação. Se, em O Espelho, eu estava interessado em introduzir cenas de documentários, sonho, realidade, esperança, conjeturas e recordações sucedendo-se umas às outras naquela confusão de situações que colocam o herói em confronto com as inelutáveis questões da existência, em Stalker eu queria que não houvesse nenhum lapso de tempo entre as tomadas. Meu desejo era que o tempo e seu fluir fossem revelados,…